quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O que é PX e Radioamadorismo?

O que é PX (Faixa do Cidadão)
     De acordo com Norma n 01A/80 - Serviço do Rádio da Faixa do Cidadão (Aprovada pela portaria nº 218 - MC de 23/09/80 D.O.U. em 03/10/80) O Serviço Rádio do Cidadão é o serviço de radiocomunicações, de uso compartilhado para comunicação entre estações fixas e/ou móveis, realizados por pessoas naturais, utilizando o espéctro de frequência compreendido entre 26.965 e 27.605 Mhz.
          É facultada a execução do Serviço às Associações Representativas de seus usuários, reconhecidas pelo Ministério das Comunicações, bem como aos Corpos de Bombeiro, Secretaria de Segurança Pública, Polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária e demais órgãos públicos ou entidades que, a critério do Departamento Nacional de Telecomunicações- DENTEL, (hoje ANATEL) possa atender as situações de emergência.


O Serviço Rádio do Cidadão destina-se à:
     Proporcionar comunicações em radio-telefonia, em linguagem clara, de interesse geral ou particular; Atender à situações de emergência, como catastrofes, incêndios, inundações, epidemias, perturbações da ordem, acidentes e outras situações de perigo para a vida, a saúde ou a propriedade; Transmitir sinais de telecomando para dispositivos elétricos. É proibido cobrar por qualquer espécie de remuneração ou retribuição pela execução do serviço. Obs.: Portanto se todos estes requisitos fossem respeitados e fiscalizados, com certeza teriamos uma faixa muito boa para operar, pois com alto grau de propagação que é obtido durante todo o ano, seria um ótimo recurso para contatos a longa distância (DX).

Diferença entre RA e FC
     A Diferença entre RA e FC fica bem claro nos textos anteriores, mas as principais diferenças entre os Rádioamadores e os operadores da Faixa do Cidadão (PX): Destacando os tipos de comunicação que são habilitados e a finalidade para a qual os dois serviços foram criados. Como diz o texto, o Serviço de Rádio-amador foi criado para o desenvolvimento e evolução técnica das comunicações, e o Faixa do Cidadão (PX), para a simples comunicação entre as estações. O rádioamador para executar o serviço, é obrigado a prestar exame de qualificações técnicas, operacionais e conhecer a legislação vigente, enquanto que o Faixa do Cidadão (PX) não necessita desse tipo de exigência. Lembrando que Rádioamadores e Faixa do Cidadão (PX), apesar de alguns dos modos de transmissão (SSB, AM) sejam iguais, as fre-quências são diferentes e os rádioamadores não podem operar nos famosos canais de PX, a menos que também sejam habilitados como Faixa do Cidadão (PX) e vice e versa. E não são permitidos contatos entre estações de serviços diferentes em situações normais de comunicação.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Guias de Recolhimento da ANATEL podem ser Impressas

 Polêmica da entrega dos boletos de pagamento da TFF e CFRP retorna. Continuam chamando a TFF de FISTEL. Para quem quer aprender FISTEL e o número de identificação da sua estação na ANATEL. E o que se paga anualmente é a TFF - Taxa de Fiscalização de Funcionamento.
Novamente, a ANATEL informa no seu site, veja aqui, que não enviará os boletos para seu domicílio. O interessado deve imprimí-los diretamente do site. No ano passado, no final de janeiro, a ANATEL informou que isto não valeria para os radioamadores. E foi o que aconteceu. Eles enviaram os boletos pelo Correios como vem fazendo todos os anos. Portanto é cedo para se estressar com esse assunto. Vamos esperar, o vencimento é no final de março. E por favor aprendam o nome das taxas que pagamos anualmente:
TFF - Taxa de fiscalização de Funcionamento
CFRP - Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública

Rádioamadores em ação na R.E.N.E.R - ajuda a população

COMO SURGIU O RADIOAMADORISMO

Uma das grandes contribuições dos radioamadores no desenvolvimento das comunicações foi haver provado de que as ondas curtas eram úteis para conseguir transmissões de rádio. 
Pôr outro lado, o desenvolvimento atual da tecnologia também tem o invólucro do radioamadorismo. 
O barateamento dos componentes eletrônicos, a fabricação de equipamentos industrializados a baixos custos e a incorporação de novas tecnologias, tem desenvolvido novos modos e formas de comunicação. 
Tal é o caso das comunicações via satélites de radioamadores, modos digitais como o RTTY, o Packet Radio, a televisão de varredura lenta e varredura rápida são apenas alguns exemplos deste desenvolvimento e foi incorporado pêlos radioamadores.
Vale a pena mencionar que os primeiros satélites não oficiais lançados ao espaço foram desenhados e fabricados pêlos radioamadores. 
No caso citado vem a serie OSCAR (Orbital Satélite Carrying Amateur Radio), o satélite orbital para o uso dos radioamadores. 
No começo muitos radioamadores se formaram nesta disciplina, pelo simples interesse da escuta das transmissões longínquas, de emissoras que transmitem na denominada banda de onda curta e que tem em quase a totalidade dos países do mundo, as quais podem ser escutadas com receptores bastante simples do tipo industrializado. 
Estas pessoas, que podem destinar horas de seu tempo escutando emissoras de outros países e tratando de identificar estes países não são radioamadores e sim denominados radio-escutas. 
Pôr ultimo, e não menos importante o interesse pelo radioamadorismo não tem limitações de idade, sexo, raça, religião, político, ocupação profissional, ou nível social. 
Pode-se apontar entre os radioamadores, pessoas de qualquer profissão e classe social, desde Reis e pessoas do governo ate empregados rurais ou trabalhadores comuns. 
Estabelece-se assim através da comunicação amizades duráveis que podem durar a vida toda. 
Os radioamadores são uma grande família, uma fraternidade universal.
A esperança de que o presente artigo seja do agrado de todos espero seus comentários, críticas ou sugestões, pôr agora despeço-me com um forte e cordial,
73.

Fonte: http://pu2oke-ricardo.blogspot.com

Padre Landell de Moura Ganha Selo Comemorativo pela Criação do Rádio

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai emitir, no próximo dia 21, um selo e um carimbo, em comemoração aos 150 anos de nascimento do padre Roberto Landell de Moura, inventor do Rádio.
Grande parte dos livros de História traz o nome do cientista italiano Guglielmo Marconi como o inventor do Rádio com sua demonstração pública em 1874, em Bolonha (ITA), mas dois anos antes, o padre Roberto Landell de Moura, na cidade de São Paulo, já havia feito o experimento de transmissão radiofônica com sucesso. A transmissão do padre Landell pode ser ouvida a oito quilômetros do local do experimento.

Fonte: http://www.ptt-radio.qsl.br/

Polícia Federal Prende Taxista em Copacabana

A Polícia Federal no Rio de janeiro prendeu na manhã, do último dia 12, um homem que utilizava a freqüência da Marinha para atormentar e atrapalhar o serviço marítimo. Veja a notícia no site da PF clicando aqui. A matéria está no dia 12/01/2011.
Vários meios de comunicação noticiaram que haviam prendido um radioamador interferindo na faixa marítima. É o velho erro da mídia. Confundem o transceptor com radioamador. O indivíduo era um taxista que tinha um transceptor no táxi e foi preso em Copacabana, por interferir na frequência marítima. Daí os radioamadores também embarcarem nesta é que não está certo. Deveriam saber que Radioamador é o que tem COER e Licença para Funcionamento de Estação. Se não tiver, não é radioamador é bandido.
Finalizando, a PF deveria prender também os radioamadores que falam o dia todo, em estação móvel e não tem Licença para Funcionamento de Estação tipo 6. E vice-versa. Ou é pobreza ou é a mania de esperteza do brasileiro, a famosa Lei de Gerson que deveria estar fora de moda.



fonte: http://www.ptt-radio.qsl.br/

Translate