Radioamadorismo é mais conhecido pelo serviço gratuito que presta quando ocorre desastres naturais, aquisição de remédios difíceis e por ter ajudado na localização de pessoas e até veículos roubados e infelizmente por causar interferências. Entretanto contribui significantemente tanto no plano social, quanto no tecnológico para as nações que o apóiam e aprovam.
O radioamadorismo, tal como o conhecemos hoje, surgiu a partir de 1908 e no ano de 1927 ele havia sido reconhecido formalmente pela Convenção Internacional de Radio Telegrafia de Washington. Atualmente o serviço de radioamador opera sobre regras específicas baseadas em uma legislação apropriada. O serviço de radio comunicação amador tem como propósito entretenimento, intercomunicação e investigação técnica realizada pôr aficionados, ou seja pôr pessoas devidamente autorizadas e interessadas na rádio técnica unicamente para satisfazer seus ideais sem interesse remunerativo. Este serviço de radiocomunicação utiliza-se também de estações no espaço com o mesmo propósito.
O radioamadorismo na verdade constitui uma fonte internacional de tecnologia eletrônica sem custo para o país, os radioamadores são em sua maioria estudiosos e praticantes de eletrônica, teoria de propagação e técnicas de comunicação.
A medida que se proliferam os aparelhos eletrônicos no mundo moderno são cada vez mais necessárias as pessoas que conheçam o projeto para manutenção e operação desses aparelhos.
Nas nações em desenvolvimento, é considerável o impacto do radioamadorismo já que os serviços que esse possa oferecer não podem, ser supridos pôr nenhum outro meio.Nos países onde as bases tecnológicos são reduzidas e os esforços governamentais tem que ser direcionados para áreas mais fundamentais o radioamadorismo tem a capacidade de promover a formação de especialistas em tecnologia aumentando a alto suficiência nacional. Desde o inicio do radioamadorismo seus praticantes experimentadores tem se dedicado a contribuir para o desenvolvimento de tecnologia no campo da eletrônica. O radioamadorismo oferece oportunidades quase ilimitadas para experimentar em uma variedade de categorias de comunicação em seu espectro frequencial.
As atividades radioamadoristicas tem contribuído para avanços e descobertas em áreas como, investigação de propagação, satélites artificiais, projetos e aplicações de antenas direcionais, radio-pacote e entre outras avançadas técnicas digitais de telecomunicações além de terem melhorado a utilização do espectro de radiofreqüência.
Os radioamadores tem demonstrado graças ao seu entusiasmo e sua ampla difusão no mundo inteiro, que são extremamente capazes de medir e registrar fenômenos de propagação e a possibilidade prática do uso de modos de comunicação como reflexão lunar, dispersão meteórica, capa esporádica, capa F de dispersão transequatorial, satélites de baixa potência. Devido ao crescente número de radioamadores que usam segmentos do espectro de radiofreqüência tem-se desenvolvido técnicas especiais para que todos compartilhem as freqüências.
O radioamador é tido também como força de reserva das forças armadas prestando serviços quando solicitados, responde rapidamente aos chamados de socorro em comunicações quando os canais normais são interrompidos devido a calamidades. A resolução N.º 640 adotada pela CAMR- 79, reconhece formalmente o valor desse recurso.
Os amadores tem contribuído em situações de emergência de conseqüências desastrosas como terremotos, erupções vulcânicas e furacões que ocorrem quase todos os anos em diversos países.
Os radioamadores orgulham-se de sua aptidão em prestar este valioso serviço publico e se mantém sempre a disposição assegurando pronta disponibilidade de seus recursos de comunicação tão logo sejam necessários. Também destaca-se pôr constituir o único meio para estabelecimentos de contatos internacionais de forma regular de pessoa a pessoa entre os povos. O radioamadorismo não conhece barreira alguma, seja política, geográfica, étnica, cultural, religiosa, econômica, de idade ou qualquer outra, pôr tanto constituí uma ponte, sem paralelo entre todos os povos da terra.
Pode-se assegurar que os radioamadores são representantes do seu país nas ondas do rádio, quando estabelecem contatos internacionais promovem a imagem do seu país e pôr seu interesse pelo resto do mundo.
Pôr sua possibilidade de aprendizagem para a juventude o valor do radioamadorismo é muito claro, além do mais, traz a oportunidade de uma atividade produtiva para pessoas de idade avançada e para os fisicamente incapacitados, o radioamadorismo oferece uma oportunidade de contato externo que não seria possível conseguir de outra maneira, é uma inigualável abertura pôr exemplo, para os deficientes visuais.
Os radioamadores são licenciados pôr suas administrações governamentais e cada um possuidor de licença se constituí em um usuário registrado de equipamento de comunicação. O serviço radioamadorístico está em evolução e cresce a uma taxa de 7% ao ano, pôr este motivo é importante lembrar os benefícios do radioamadorismo. Pode-se encontrar radioamadores em todos segmentos da sociedade espalhados em todo o mundo, graças apenas a sustentação de uma política internacional apropriada atribuindo faixas do espectro radioelétrico ao radioamadorismo. Sendo um serviço em evolução necessita ter seu espectro de freqüências respeitado e ampliado para que possa continuar sua evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário