sábado, 29 de maio de 2010

Click: Código Morse para Jovens


AToshiba anunciou o lançamento de um novo dispositivo chamado "Click" que será usado para enviar mensagens de texto para as redes sociais. Para tornar o uso do aparelho mais simples, a Toshiba escolheu o Código Morse.
O público alvo no novo brinquedinho, o Click, é os Jovens que estão mais conectados do que nunca. O aparelho portátil tem apenas 3 teclas, uma para o "ponto", outra para o "traço" e uma terceira para separar as letras (espaço) e será usado para enviar textos via Internet para sites como o microblog Twitter. O texto será formado da mesma forma que nós transmitimos CW usando uma chave iâmbica.
No japão o Click chega ao mercado mundial em breve, no Japão já houve um forte frison entre os usuários de redes sociais.

Cálculo de comprimento de cabo coaxial para antenas


Para calcularmos o comprimento de um cabo coaxial que ligará o rádio com a antena devemos saber o seguinte: 

Fator de encurtamento do cabo. 

Este fator corresponde a um número, sempre menor do que 1, e que varia de acordo com
as características do cabo. 

Para o cabo RG58, este fator é igual a 0,66 (0,657). 

Este fator será igual para todos os cabos coaxiais de 50 Ohms. 
Para cabos coaxiais celulares, como o RGC58, este fator é de 0,8. 
Todos os cabos coaxiais celulares de 50 Ohms terão este fator de encurtamento. 
Freqüência que estamos transmitindo. 
No caso de PX a freqüência é próxima a 27 MHz, o ideal seja que você use uma freqüência
que corresponda ao meio da faixa de PX, VHF, UHF e etc.  

Velocidade da luz 300 milhões de Km por segundo (300.000.000). 

Com estes valores em mãos podemos calcular o comprimento do cabo da seguinte forma: 
Pegamos a velocidade da luz e dividimos pela freqüência : 
300.000.000/27.000.000 que é igual a 300/27. 
Pegamos este valor e dividimos por quatro: (300/27)/4 
Agora pegamos este valor e multiplicamos pelo fator de encurtamento: 
[(300/27)/4] x 0.66 (se o cabo for RG58) 
Temos agora o comprimento de um cabo, caso este tamanho seja curto basta multiplicarmos
este valor por números ímpares
até encontramos um valor que seja o suficiente para conectar o rádio com a antena. 

{[(300/27)/4] x 0,66} x números ímpares 

Este procedimento é utilizado por muitos operadores de rádio para melhorar o casamento de
impedâncias e, conseqüentemente, reduzir as ondas estacionárias. 

Nosso 1º Encontro em 2009


A Escola Padre Zuzinha foi o local escolhido para a realização do primeiro encontro de Radio Amadores e Radio Faixa Cidadão, onde ouve exposições de rádios antigos e modernos, antenas e aparelhos de comunicação via rádio.
O evento teve participação de diretores da Associação de Radio amadores de Campina Grande prestigiando o encontro, que superou a expectativa dos organizadores que contabilizaram quase 150 pessoas, das quais média de 120 operam com seus rádios, tanto como hobby ou profissionalmente, como é o caso de seu Felipe que na cheia de 1970 utilizou seu radio amador para se comunicar com o corpo de bombeiros em Caruaru para obter socorro para os flagelados e ilhados de Santa Cruz do Capibaribe. Para marcar o encontro, foi sorteado um aparelho de Rádio Amador, em meio a uma feijoada oferecida aos encontritas e visitantes.

E Aguarde  que neste ano de 2010 vamos estar realizando nosso 2º encontro com muita novidades!!!!!

Código Morse

Radioamadorismo no Brasil

Quem realiza o Serviço de Radioamador
De acordo com texto traduzido do inglês, o (sic)...Radioamador é o cidadão que se interessa pela radiotécnica, sem fins lucrativos, tendo por objetivo a intercomunicação, a instrução pessoal e os estudos técnicos.
E ainda conforme as páginas da Anatel: O Serviço de Radioamador é um serviço de radiocomunicações, realizado por pessoas autorizadas, que se interessem pela radiotécnica, sem fins lucrativos, tendo por objetivo a intercomunicação, a instrução pessoal e os estudos técnicos, sendo vetado a utilização para outros fins.
No Brasil e em todos os países do mundo é vetada a utilização do serviço de radioamadorismo para outros fins que não os descritos acima.
O serviço de radioamador no Brasil é concedido pelo governo à pessoas habilitadas e concursadas. Portanto, para ser radioamador, o cidadão deve ser autorizado pelo Governo Federal.


Habilitação ao Serviço de Radioamador

A estação de radiocomunicação consiste basicamente num equipamento de radiocomunicação, linha de transmissão e antena. Para que o cidadão possa ter um sistema destes em sua casa, é necessário ser radioamador, ou operador de estação de rádio-cidadão.
No primeiro caso é necessário a habilitação de radioamador. Para ser portador desta existem uma série de procedimentos burocráticos que devem ser observados e seguidos, pois a responsabilidade de se operar uma estação de rádio de grande potência, alcance, e múltiplas freqüências de operação com possibilidade de interferências inclusive em serviços públicos e de segurança é grande.
A autorização para a execução do serviço de radioamadorismo concedida pelo Governo Federal é precedida de provas executadas pelo candidato onde são avaliadas suas capacidades operacionais, seus conhecimentos da legislação das telecomunicações, de ética operacional, além da suas capacidades técnicas, no manuseio e conhecimento teórico de rádio transceptores, equipamentos, antenas e afins.
O exame de avaliação é promovido por uma entidade não governamental e representativa dos radioamadores perante o Governo Federal chamada Liga de Amadores Brasileiros de Radioemissão - LABRE ou ainda diretamente na Anatel. Quem elabora e fiscaliza os exames é a Anatel, a aplicação das provas pode ser feita tanto na LABRE como na Anatel.


Classes de Radioamadores


CLASSE C

Aos aprovados nos testes de:
  1. Técnica e Ética Operacional
  2. Legislação de Telecomunicações


Técnica e Ética Operacional

Teste de avaliação composto por 20 questões em 60 minutos, índice de aprovação de 70%, ou seja, 14 respostas certas.


Legislação de Telecomunicações

Teste de avaliação composto por 20 questões em 60 minutos, índice de aprovação de 70%, ou seja, 14 respostas certas.


CLASSE B

Aos aprovados nos testes de:
  1. Técnica e Ética Operacional
  2. Legislação de Telecomunicações
  3. Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade
  4. Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse


Técnica e Ética Operacional

Teste de avaliação composto por 20 questões em 60 minutos, índice de aprovação de 70%, ou seja, 14 respostas certas.


Legislação de Telecomunicações

Teste de avaliação composto por 20 questões em 60 minutos, índice de aprovação de 70%, ou seja, 14 respostas certas.


Conhecimentos Básicos de Eletrônica e Eletricidade (Radioeletricidade)

Teste de avaliação composto por 20 questões em 60 minutos, índice de aprovação de 50%, ou seja, 10 respostas certas.


Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse

Os testes de Transmissão e Recepção Auditiva de Sinais em Código Morse serão constituídos de textos em linguagem clara, com 125 (cento e vinte e cinco) caracteres (letras, sinais e algarismos) cada um deles, transmitidos em 5 (cinco) minutos e recebidos em igual período. Só será considerado aprovado no exame de código Morse o candidato que tiver conseguido acertar, no mínimo, 87 (oitenta e sete) caracteres em cada uma das provas, ficando reprovado quem não atingir estes valores quer em transmissão, quer em recepção.
Observações:
Para promoção de classe C para B, segundo interpretação dada pela ANATEL ao Regulamento do Serviço de Radioamador, anexo à Resolução n.º 449/2006, não é necessário realizar novamente provas de Técnica e Ética Operacional e Legislação de Telecomunicações.
Aos radioamadores classe "C", menores de 18 anos, decorridos dois anos da data de expedição do COER classe "C".


CLASSE A

Aos radioamadores classe "B", decorrido um ano da data de expedição do COER classe "B" e aprovados no teste de Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade, conforme interpretação dada pela ANATEL ao Regulamento do Serviço de Radioamador, anexo à Resolução n.º 449/2006, constante do documento denominado Procedimentos de Testes de Comprovação de Capacidade Operacional e Técnica.


Conhecimentos Técnicos de Eletrônica e Eletricidade (Radioeletricidade)

Teste de avaliação composto por 20 questões em 60 minutos, índice de aprovação de 70%, ou seja, 14 respostas certas.


Autorização de Licença

A Licença para operar o serviço de radioamador é liberada para os maiores de dez anos desde que seus pais ou tutores se responsabilizem pelos seus atos e omissões.
Para os radioamadores portugueses é liberada a licença após obterem o reconhecimento de igualdade de seus direitos e deveres em relação aos brasileiros.


Radioamador estrangeiro

Uma vez radioamador em seu país de origem, o estrangeiro poderá solicitar ao governo brasileiro a execução do serviço no país. As condições para tal são a existência de acordo internacional de reciprocidade de tratamento entre o Brasil e o país de origem do candidato, a apresentação de documentos que equivalem às licenças brasileiras e que não tenham prazo de validade vencido, passaporte ou carteira de identidade de estrangeiro com prazo de validade normal e a apresentação do CPF em situação regular.
A liberação do licenciamento para radioamadores estrangeiros se dá após o reconhecimento de reciprocidade de tratamento acordado entre o Brasil e os países destes.
Os Radioamadores funcionários estrangeiros de organismos internacionais dos quais o Brasil também participa, recebem a licença quando solicitada se estiverem prestando serviços em solo brasileiro.


Licença de Funcionamento

A licença de funcionamento de uma estação de radioamadorismo, é o documento que libera o uso e instalação da estação transceptora ao detentor do Certificado de Operador de Estação de Radioemissão, podendo este ser pessoa física ou ainda entidades de ensino, associações de radioamadores, etc.
O indicativo de chamada será determinado pela classe a que pertence e a unidade federativa em que o Radioamador reside.
A validade da licença de funcionamento é por dez anos. Os tipos de estação são: fixa, móvel, fixa tipo 2, repetidora sem e com conexão com a rede telefônica pública. Podendo ainda solicitar estações eventuais e especiais com prazo máximo de 30 dias de utilização para participar de eventos, comemorações e contestes.
Ao radioamador é permitido apenas uma estação fixa em cada unidade da Federação. A móvel não tem limite.


COER

O COER, Certificado de Operador de Estação de Radioamador, é a habilitação do responsável pela estação de radioemissão-recepção. O documento é necessário estar sempre com seu titular no momento da operação de uma estação de radioamadorismo.


Legislação

Por se tratar de serviço de utilidade pública, em ocasiões excepcionais, as freqüências podem ser solicitados para ser utilizados como reserva técnica para aDefesa Civil, Corpo de Bombeiros, etc. Com o final da Ditadura Militar, de acordo com a Constituição Brasileira de 1988, o radioamador não é obrigado a ceder equipamentos para quaisquer órgãos de repressão de forma injustificada, podendo os responsáveis serem processados e presos em caso de submeter o cidadão a situação vexatória.
O único órgão responsável pela habilitação, homologação, fiscalização e legislação das estações de radioamador no Brasil é a Anatel.


Patrono do Radioamadorismo Brasileiro

Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861, morreu em 30 de junho de 1928, teve formação eclesiástica em Roma, ordenado sacerdote em 1886, voltou para o Brasil e desempenhou atividades religiosas até a sua morte, em Porto Alegre. Em Roma iniciou seus estudos de física eeletricidade. No Brasil, como autodidata continuou seus estudos culminando na invenção do telefone sem fio.

Valor do Radioamadorismo

 Radioamadorismo é mais conhecido pelo serviço gratuito que presta quando ocorre desastres naturais, aquisição de remédios difíceis e por ter ajudado na localização de pessoas e até veículos roubados e infelizmente por causar interferências. Entretanto contribui significantemente tanto no plano social, quanto no tecnológico para as nações que o apóiam e aprovam.
O radioamadorismo, tal como o conhecemos hoje, surgiu a partir de 1908 e no ano de 1927 ele havia sido reconhecido formalmente pela Convenção Internacional de Radio Telegrafia de Washington. Atualmente o serviço de radioamador opera sobre regras específicas baseadas em uma legislação apropriada. O serviço de radio comunicação amador tem como propósito entretenimento, intercomunicação e investigação técnica realizada pôr aficionados, ou seja pôr pessoas devidamente autorizadas e interessadas na rádio técnica unicamente para satisfazer seus ideais sem interesse remunerativo. Este serviço de radiocomunicação utiliza-se também de estações no espaço com o mesmo propósito.
O radioamadorismo na verdade constitui uma fonte internacional de tecnologia eletrônica sem custo para o país, os radioamadores são em sua maioria estudiosos e praticantes de eletrônica, teoria de propagação e técnicas de comunicação.
A medida que se proliferam os aparelhos eletrônicos no mundo moderno são cada vez mais necessárias as pessoas que conheçam o projeto para manutenção e operação desses aparelhos.
Nas nações em desenvolvimento, é considerável o impacto do radioamadorismo já que os serviços que esse possa oferecer não podem, ser supridos pôr nenhum outro meio.Nos países onde as bases tecnológicos são reduzidas e os esforços governamentais tem que ser direcionados para áreas mais fundamentais o radioamadorismo tem a capacidade de promover a formação de especialistas em tecnologia aumentando a alto suficiência nacional. Desde o inicio do radioamadorismo seus praticantes experimentadores tem se dedicado a contribuir para o desenvolvimento de tecnologia no campo da eletrônica. O radioamadorismo oferece oportunidades quase ilimitadas para experimentar em uma variedade de categorias de comunicação em seu espectro frequencial.
As atividades radioamadoristicas tem contribuído para avanços e descobertas em áreas como, investigação de propagação, satélites artificiais, projetos e aplicações de antenas direcionais, radio-pacote e entre outras avançadas técnicas digitais de telecomunicações além de terem melhorado a utilização do espectro de radiofreqüência.
Os radioamadores tem demonstrado graças ao seu entusiasmo e sua ampla difusão no mundo inteiro, que são extremamente capazes de medir e registrar fenômenos de propagação e a possibilidade prática do uso de modos de comunicação como reflexão lunar, dispersão meteórica, capa esporádica, capa F de dispersão transequatorial, satélites de baixa potência. Devido ao crescente número de radioamadores que usam segmentos do espectro de radiofreqüência tem-se desenvolvido técnicas especiais para que todos compartilhem as freqüências.
O radioamador é tido também como força de reserva das forças armadas prestando serviços quando solicitados, responde rapidamente aos chamados de socorro em comunicações quando os canais normais são interrompidos devido a calamidades. A resolução N.º 640 adotada pela CAMR- 79, reconhece formalmente o valor desse recurso.
Os amadores tem contribuído em situações de emergência de conseqüências desastrosas como terremotos, erupções vulcânicas e furacões que ocorrem quase todos os anos em diversos países.
Os radioamadores orgulham-se de sua aptidão em prestar este valioso serviço publico e se mantém sempre a disposição assegurando pronta disponibilidade de seus recursos de comunicação tão logo sejam necessários. Também destaca-se pôr constituir o único meio para estabelecimentos de contatos internacionais de forma regular de pessoa a pessoa entre os povos. O radioamadorismo não conhece barreira alguma, seja política, geográfica, étnica, cultural, religiosa, econômica, de idade ou qualquer outra, pôr tanto constituí uma ponte, sem paralelo entre todos os povos da terra.
Pode-se assegurar que os radioamadores são representantes do seu país nas ondas do rádio, quando estabelecem contatos internacionais promovem a imagem do seu país e pôr seu interesse pelo resto do mundo.
Pôr sua possibilidade de aprendizagem para a juventude o valor do radioamadorismo é muito claro, além do mais, traz a oportunidade de uma atividade produtiva para pessoas de idade avançada e para os fisicamente incapacitados, o radioamadorismo oferece uma oportunidade de contato externo que não seria possível conseguir de outra maneira, é uma inigualável abertura pôr exemplo, para os deficientes visuais.
Os radioamadores são licenciados pôr suas administrações governamentais e cada um possuidor de licença se constituí em um usuário registrado de equipamento de comunicação. O serviço radioamadorístico está em evolução e cresce a uma taxa de 7% ao ano, pôr este motivo é importante lembrar os benefícios do radioamadorismo. Pode-se encontrar radioamadores em todos segmentos da sociedade espalhados em todo o mundo, graças apenas a sustentação de uma política internacional apropriada atribuindo faixas do espectro radioelétrico ao radioamadorismo. Sendo um serviço em evolução necessita ter seu espectro de freqüências respeitado e ampliado para que possa continuar sua evolução.

Translate